Minicursos - C#

ComboBox


Os comboboxes são caixas que armazenam diversas opções para que o usuário selecione. Assim como os RadioButtons, elas permitem somente a escolha de uma opção. Aproveitando nosso projeto de exemplo, vamos inserir um ComboBox e alterar sua propriedade (Name) para "comboCompra", conforme figura abaixo:

ComboBox

Se executarmos o código agora e tentarmos abrir o ComboBox veremos que não há itens nele.

ComboBox

Populando um Combobox

Vamos ver como inserir itens nesse ComboBox, ou seja, como popula-lo. É bastante simples. Vou inserir as seguintes opções:

de 0 a 10
de 11 a 20
de 21 a 30
mais de 30

Vejam o código responsável por isso na imagem abaixo:

ComboBox

O detalhe para esse código é que ele está no bloco public Form1() e não no bloco vinculado ao clique do botão. Quando o colocamos no public Form1() ele é acionado no momento de criação do formulário.

Vejamos o código em ação agora:

ComboBox

Aí está nosso ComboBox populado.

Agora vamos imprimir o que foi selecionado nesse Combobox junto ao que já está sendo exibido em nossa caixa de mensagens da aplicação, que são o nome, os gêneros favoritos e o sexo. A alteração no código será bem pequena.

ComboBox

Agora vamos executar o código:

ComboBox

Agora temos a impressão da quantidade de músicas compradas também. No entanto, se o usuário não selecionar nenhuma opção do ComboBox, a impressão será assim:

ComboBox

Para impedir isso podemos efetuar mais esta mudança:

ComboBox

Agora, se não escolhermos nenhuma opção no ComboBox, teremos essa MessageBox como retorno:

ComboBox

Outra forma de impedirmos a impressão vazia do campo do ComboBox seria definir um valor padrão para ele. Suponhamos que esse valor fosse o “de 0 a 10”. Nosso código ficaria da seguinte forma:

ComboBox

Agora, ao executarmos o programa, o valor padrão já deverá surgir automaticamente inserido no ComboBox. Vou executa-lo:

ComboBox

Essas foram as funções básicas do ComboBox. Assim como as outras ferramentas mostradas, ele possui uma enorme quantidade de métodos para sua manipulação. O IntelliSense do Visual C# pode ajudar muito a explora-los.

Com este tópico encerramos a primeira parte de ferramentas básicas. Na sequência falaremos sobre:

  • Como inserir imagens aos programas
  • Criar menus
  • Permitir que o usuário selecione uma data a partir de um calendário amigável
  • Utiliar o tooltip, que exibe dicas de utilização ao usuário
  • Inserir links aos programas


Algumas notícias

Xiaomi vende 52,9 milhões de celulares no segundo trimestre de 2021 e faturamento dispara

A gigante chinesa Xiaomi registrou um aumento de quase 85% no seu faturamento no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita divulgada pela empresa foi de 13,5 bilhões de dólares (algo em torno de 70 bilhões de reais) nos meses de abril a junho deste ano...

Ler Notícia Completa

Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus receberão atualização de segurança este mês

A Samsung começou a liberar esta semana, para proprietários dos modelos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, uma nova atualização de segurança. Por enquanto somente alguns países da Europa receberam o pacote, que deve ser dis...

Ler Notícia Completa

Novas câmeras 'debaixo da tela' da Oppo surpreendem

Para muitos, colocar uma câmera embaixo da tela de um celular era uma tarefa impensável, por conta de diversos problemas técnicos. Os primeiros testes da Oppo que se propuseram a isso geravam imagens de qualidade bastante insatisfatória, já que a captação da luz era prejudicada pela tela. A prim...

Ler Notícia Completa

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.

O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.

Ajude o Contém Bits com um cafezinho!

Se você gostou do artigo, se ele lhe foi útil de alguma maneira e você quiser ajudar o Contém Bits, saiba que é simples, fácil e rápido. Basta clicar na imagem do PayPal (ou no cafezinho) e seguir as instruções, em ambiente seguro e com o respaldo do Paypal. Eu agradeço muito! :)


Você gostará destes vídeos!