Aulas em Vídeo:
  • Salvando arquivos (inclusive com senha) - Curso de Word - [Aula 05] Neste vídeo vemos como salvar um arquivo, para que as informações digitadas possam ser acessadas em um momento futuro. Na sequência vemos como abrir um arquivo salvo, recuperando as informações. Vemos também como salvar um documento com senha, para que terceiros não possam abri-lo, e também como salvar protegendo o documento contra gravação, permitindo somente sua leitura. Por fim, vemos como configurar o Word para salvar um documento automaticamente a cada intervalo de tempo pré-definido.
  • Texto em Colunas - Curso de Word - [Aula 18]Por diversas razões você pode precisar utilizar o Microsoft Word para criar texto em colunas. Esta função é bastante útil para a criação de jornais ou panfletos. Através da guia Layout é possível acessar a função Colunas, que nos permitirá inserir o texto com essa formatação...
  • Quebra de Página - Curso de Word - [Aula 20] As Quebas de Página ajudam a manter a formatação correta do seu documento. Utiliza-las pode poupar um enorme tempo nos ajustes finais do seu arquivo, seja ele uma tese, um artigo ou um TCC...
  • Inserindo Imagens - Curso de Word - [Aula 09] Neste vídeo aprendemos uma das funções mais importantes e utilizadas do Word, que é a inserção de fotos ou imagens. Conforme exibido no vídeo, podemos adicionar uma figura, alterar suas dimensões, inserir borda, efeitos, efetuar pequenos ajustes no brilho, contraste e nitidez. Apesar do Word não ser um aplicativo de edição de imagens, vale a pena conhecer estas funções.
  • [Aula 03] - Formatando Páginas - Curso de WordNeste vídeo, que é o terceiro do curso gratuito de Microsoft Word, vemos como fazer a formatação da página, alterando o tamanho do papel, sua orientação e margens. Esses ajustes podem ser obtidos através dos valores pré-configurados no Word ou personalizando-os.
  • Ferramentas e Comandos Básicos - Curso de Word - [Aula 08] Neste vídeo você pode conhecer e ver exemplos de comandos e ferramentas muito importantes para uma eficiente utilização do Microsoft Word. Conceitos como: - Desfazer - Refazer - Localizar - Localizar e Substituir - Substituir Palavras - Procurar Palavras - Selecionar - Selecionar elementos com formatação semelhante, dentre outros.
  • Copiar, Recortar e Colar - Curso de Word [Aula 04] Neste vídeo, que é o quarto do nosso curso gratuito de Word, mostro o funcionamento dos comandos Copiar, Recortar e Colar. Exemplifico as diferenças entre Copiar e Recortar e introduzo o conceito de Área de Transferência. Também explico o que são Teclas de Atalho e mostro os atalhos utilizados nos comandos Copiar, Recortar e Colar.
  • Formatando Textos - Curso de Word - [Aula 06] Na sexta aula do curso gratuito de Word, vemos como formatar o texto. Lembrando que formatar um texto significa alterar o seu aspecto visual e isso pode ser feito através dos seguintes conceitos abordados neste vídeo: negrito, itálico, sublinhado, realce, fontes, cores e tamanho das fontes.
  • Nota de Rodapé e Nota de Fim - Curso de Word - [Aula 17]Notas de Rodapé e Notas de Fim servem para referenciar palavras previamente utilizadas nos textos, sejam eles Artigos, Teses ou Trabalhos de Conclusão de Curso. O Word permite que façamos a inserção destes dois importantes recursos de maneira rápida, conforme este vídeo ensina...
  • Quebra de Seção - Curso de Word - [Aula 19]Quebra de Seção é uma ferramenta incrível que o Microsoft Word possui e ela pode te ajudar a aproveitar formatações, aplicando-as a diversas partes do documento de uma só vez. O ganho de tempo proporcionado é sempre muito grande. As Quebras de Seção podem ser inseridas através da guia Layout, em seguida no botão Quebras. A demonstração de como elas funcionam você confere no vídeo.
Vídeo do dia

[Aula 02] - Ferramentas e Guias - Curso de Word

Neste vídeo, que é o segundo do nosso curso gratuito de Word, mostro um pouco sobre o funcionamento das guias de opções e de como elas interferem na exibição das ferramentas. Também explico o que é e como alterar o zoom da página, os modos de exibição de texto e o bloco responsável pelas estatísticas do documento aberto.

Dicas de Segurança

Segurança


  • Sempre que possível, evite digitar senhas em computadores de uso coletivo. Existem diversos mecanismos para interceptação de dados que são muito fáceis de serem instalados.
  • Nunca abra anexos em e-mails de pessoas desconhecidas.
  • Se você recebeu um e-mail de um conhecido com arquivos em anexo, mas ele está sem qualquer texto ou o texto não faz sentido, não clique sobre o arquivo anexado. Entre em contato com o remetente e verifique se de fato o usuário enviou este e-mail, pois pode ser que ele tenha sido enviado por um computador infectado, portanto trata-se de um vírus.
  • Ignore e-mails alertando para irregularidades em seu CPF, dívidas com a Receita Federal, pendências bancárias, problemas com a carteira de habilitação, multas de trânsito ou conteúdos semelhantes. Nenhum órgão público ou instituição financeira utilizará o e-mail para tratar destes assuntos. Apague estes e-mails imediatamente!
  • Sempre crie senhas com, no mínimo, 8 caracteres de tipos diferentes. Procure utilizar letras maiúsculas e minúsculas, números e até caracteres especiais, como @, %, $ ou *. Senhas criadas desta forma são extremamente difíceis de serem quebradas. Por outro lado, jamais crie sequências óbvias, como datas de nascimento, números de telefone, iniciais do nome ou algo semelhante.
Aprenda Mais
Mas eu sou leigo!

Desktops


  • Evite movimentar o gabinete do seu computador enquanto ele estiver ligado. Isso pode provocar danos permanentes ao HD.
  • Não utilize capas protetoras de gabinete enquanto o computador estiver ligado. Elas podem obstruir as entradas de ar, aumentando a temperatura interna.
  • Não apoie sua impressora sobre o gabinete. Isso pode gerar ganho de espaço sobre a mesa, mas os movimentos que ela faz enquanto está imprimindo são prejudiciais a alguns componentes do gabinete.
Aprenda Mais

Notebooks


  • Abra a tampa do notebook sempre de forma suave e segurando-a pelo centro.
  • Nunca o utilize sobre camas, sofás ou qualquer superfície macia. Elas podem obstruir as entradas e saídas de ar, provocando danos permanentes a alguns componentes.
  • Não utilize álcool para limpar a tela e o teclado do seu notebook. Existem produtos específicos para estes fins.
Aprenda Mais

Impressoras


  • Mantenha sua impressora coberta com uma capa protetora enquanto ela não estiver sendo utilizada. A poeira é extremamente prejudicial aos componentes mecânicos.
  • Evite deixar seus cartuchos de impressão muito tempo sem ser utilizados. Isso pode provocar o ressecamento da tinta na cabeça de impressão.
  • Não utilize folhas amassadas. Elas podem se prender no mecanismo, danificando-o.
Aprenda Mais
Conhecendo a História

História da IBM

No final do século XIX, um americano chamado Herman Hollerith (1860-1929) criou uma máquina que conseguia separar cartões perfurados de acordo com suas furações. O objetivo dela era reduzir o tempo gasto pelo governo dos Estados Unidos com o processamento...

Ler Artigo Completo

Sam and Max - Hit The Road

Chegava aos PCs, em novembro de 1993, mais um super sucesso da LucasArts. Sam and Max - Hit The Road era um adventure point-and-click repleto de sarcasmo e bom humor. O jogo era baseado nos personagens Sam e Max, um cachorro e um coelho desajeitados que ...

Ler Artigo Completo

Battletoads

Battletoads foi lançado em 1991 pela empresa Rare e tratava-se de um adventure em estilo plataforma, com grandes desafios que exigiam muita dedicação por parte do jogador. Na história dois sapos mutantes muito radicais, chamados Rash e Zitz, estão incumbi...

Ler Artigo Completo

Final Fight

Final Fight é mais um clássico da gigante Capcom lançado para os arcades em 1989. O game é considerado um divisor de águas do estilo beat' em up e por isso era comum vermos filas nos arcades para joga-lo....

Ler Artigo Completo
Você Sabia?

O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.

Dicas

Gerando arquivo TXT com dados do sistema

Você pode gerar rapidamente um arquivo TXT com todos os dados do seu sistema, inclusive sua data de instalação. Saiba como clicando aqui

Ocultando linhas ou colunas

Em diversas situações você pode precisar ocultar linhas ou até colunas inteiras em suas planilhas. Veja como isso é possível clicando aqui

Alterando a fonte padrão dos documentos

Se você não gosta da fonte Calibri, padrão nos documentos do Word, saiba que é possível altera-la. Descubra como aqui

Incorporando fontes aos seus arquivos

Aprenda a incorporar as fontes que você utiliza para que os documentos enviados por email não sejam exibidos de forma desfigurada. Veja como.

Função Completar

Aprenda como inserir rapidamente os dias da semana, meses do ano e sequências numéricas com esta importante função. Veja como isso pode ser feito aqui

Inserindo data e hora auto-atualizáveis

Se você precisa inserir a data e hora atuais em seus documentos com frequência, saiba que o Word pode fazer isso automaticamente. Veja como.

Inserindo animações Flash

Inserir uma animação Flash em suas apresentações pode deixa-las muito mais profissionais. Veja como isso pode ser feito clicando aqui

Alterando a precedência de operadores

Aumente suas possibilidades de cálculos aritméticos fazendo a alteração da precedência dos operadores. Saiba mais clicando aqui

Salvando todos os slides como imagens

Se você recebeu um arquivo do PowerPoint repleto de paisagens e gostaria de salva-las em seu computador como se fossem imagens, isso é possível! Veja como.

Auto Numeração de Linhas da Tabela

É possível numerar as linhas ou células de uma tabela de forma rápida, com apenas um comando. Veja como isso pode ser feito clicando aqui

Reduzindo o tamanho da lixeira

Se você tem problemas de pouco espaço em disco, uma alternativa interessante pode ser reduzir o tamanho que o sistema reserva para a Lixeira. Clique aqui